
Impactos Psicológicos do Ensino à Distância
Atualizado: 9 de mar.
Impactos Psicológicos do Ensino à Distância
A metodologia de ensino mudou de maneira drástica com o surgimento do coronavírus. Antes, os cursos EAD não exerciam o protagonismo como proposta de ensino. De uma hora para outra, as instituições e os professores tiveram que se adequar à quarentena. Foi necessário descobrir uma nova maneira de ensinar. Mas quais foram os principais impactos psicológicos causados pelo ensino à distância na vida desses estudantes?
Impactos
Alteração significativa da rotina
Muitos trocaram o dia pela noite, pois dormem muito tarde e não conseguem acordar cedo. Perdem a disposição necessária para adquirir novos conhecimentos, já que não tiveram uma noite de sono reparadora.
Aumento da ansiedade
Muitos têm dificuldade de acompanhar a nova metodologia e dar conta de todas as atividades.
Dificuldade em lidar com novas situações
Redução dos relacionamentos sociais, como a falta de convívio com os amigos e professores, além de lidar com o adoecimento e morte de familiares.
Aumento do estresse
Os estudantes têm que ministrar um grande conteúdo, sem o contato direto com os professores e demais alunos.
Enfim, toda essa pressão desvirtuou a função da escola na formação desses estudantes. Sabemos que adolescência é um momento complicado de formação entre a infância e fase adulta. Muitas dessas situações – causadas, principalmente, pela dificuldade em lidar com situações complexas – geram gatilhos para a depressão e a ansiedade.
Os professores também enfrentam muitas dificuldades de adaptação, além da cobrança para cumprir a grade curricular. Esses profissionais merecem todo o carinho e atenção às suas necessidades.
Trata-se, portanto, de um assunto complexo, com muitos personagens envolvidos. Devemos discutir e analisar esse tema sem esquecer dos pais que, além de ajudar seus filhos nessa difícil adaptação, ainda tem seus próprios trabalhos e rotinas para lidar. Quem sabe não conversamos mais sobre esses outros personagens numa próxima oportunidade?
#situaçõescomplexas #quarentena #estresse #escola #estudantes #adolescência #ensinoàdistância #gatilhos #coronavírus #rotina #educaçãoàdistância #impactospsicológicos #ansiedade